O Projeto de Lei Nº 2069/2021, de autoria do deputado Estadual, Gustavo Gouveia, foi aprovado pela Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quarta-feira (6) durante a reunião da comissão.
O PL consiste na adoção de cotas de 20% para as mulheres nos concursos de segurança pública em todo o estado de Pernambuco. O PL também foi acatado pela Comissão de Justiça, desse modo, caso se torne lei, haverá reserva sempre que o número de vagas oferecidas na seleção for superior ou igual a cinco.
Medidas como essa impulsionam cada vez mais a presença da mulher na sociedade, assumindo cargos pouco ocupados pelo gênero, mostrando que as diferenças em relação aos homens e mulheres integrantes dessa corporação devem e estão sendo superadas.
Assim, “a proposição ora apresentada tem por finalidade assegurar um mecanismo de inclusão para que as mulheres tenham a oportunidade de ingressar nos cargos da área de segurança pública”, como argumenta o parlamentar, e desse modo, as mulheres poderão mostrar suas qualidades e ter seu reconhecimento na área.