Já está em vigor a Lei nº 17.058/2020, de autoria do deputado estadual Gustavo Gouveia, sobre a divulgação de campanha de doação de sangue em espetáculos artísticos-culturais e esportivos no estado. Com a sanção, as empresas deverão disponibilizar espaço em sua programação para que, através de trailer ou mensagem em áudio, sejam transmitidas mensagens informativas.
Segundo a Lei, as empresas responsáveis pela gerência dos espetáculos pernambucanos são obrigadas a divulgar campanhas de doação de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – HEMOPE. Além disso, é recomendado que a reprodução do material também seja disponibilizada na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
“Acredito que quanto mais divulgação fizermos, maior será o número de doações de sangue em Pernambuco. É necessário conscientizar, ainda mais, sobre a importância desse gesto, que, apesar de ser um ato simples para o doador, é um importante ato para salvar vidas”, ressalta o parlamentar sobre como as transfusões de sangue, que fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.
Dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, informam que desde o início da pandemia da Covid-19, o número de doações de sangue diminuiu de forma significativa. É fundamental popularizar as campanhas de doação de sangue em Pernambuco, pois trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.
HEMOPE – Para doar sangue a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação. É necessário agendar para evitar aglomerações. No Recife, o agendamento é realizado através do número 0800-081-1535, na sede de Caruaru, o agendamento é feito pelo número (81) 3719-9569.